Faça sua pesquisa AQUI!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

PLANEJADOS PARA AGRADAR A DEUS (continuação.6)

Um conceito errôneo bastante comum é de que “passar um tempo com Deus” significa estar sozinho com Ele. É claro que como no exemplo dado por Jesus, nós precisamos de um tempo a sós com Deus; é muito importante estabelecer o hábito de um momento diário consagrado a Deus, mas isso se refere somente a uma parte do período que nós passamos acordados. Tudo que nós fazemos pode ser “passar nosso tempo com Deus”, se Ele for convidado para tomar parte e nós estivermos conscientes de Sua presença.
Hoje em dia, freqüentemente sentimos que precisamos “escapar” de nossa rotina para adorar a Deus; mas isso somente porque não aprendemos a praticar Sua presença durante todo o tempo. Praticar a presença de Deus nada mais é do que manter uma conversa contínua e ilimitada com Ele ao longo do dia, é incluí-lo em todas as atividades, todas as conversas, todos os problemas e até mesmo em todos os pensamentos. Em outras palavras é estarmos conscientes da Sua presença em tudo o que fazemos. Toda vez que praticamos a presença de Deus trazemos alegria ao Seu coração.

...Nos entregamos totalmente a Ele. Entregar-se a Deus é conhecido de muitas formas: consagração, fazer Jesus o nosso Senhor, morrer para si próprio, submeter-se ao Espírito Santo, etc. Não importa como nós chamamos este ato, o que interessa é faze-lo. Pois isso agrada a Deus.

O nosso maior exemplo de uma vida totalmente entregue a Deus é Jesus. Jesus viveu toda a sua vida aqui na terra em função de fazer a vontade do Pai, e não a sua. Ele dependeu do Pai, ofereceu-se ao Pai, viveu para cumprir os propósitos do Pai, rendeu-se aos planos do Pai e, acima de tudo, submeteu-se à vontade do Pai. Jesus foi modelo em tudo. Uma das passagens que mais reflete a entrega total de Jesus ao Pai, foi na noite anterior a crucificação quando ele orou: “Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mais sim o que tu queres. ”

Porém, entregar-se a Deus não é um trabalho fácil. No caso de Jesus, Ele ficou tão angustiado com os planos de Deus que suou sangue. Em nosso caso, é uma intensa guerra contra nossa natureza egoísta e orgulhosa. Contudo, não existe nada mais poderoso do que uma vida entregue nas mãos de Deus. A vida de Josué é um exemplo disso. Quando Josué se aproximou da maior batalha da sua vida , ele deparou com Deus, prostrou-se em adoração perante Ele e entregou-se aos Seus planos. Tal entrega levou a uma esmagadora vitória em Jericó. Pessoas entregues a Deus são exatamente aquelas usadas por Deus. Willian Booth, fundador do Exército da Salvação, disse:“A grandeza do poder de um homem está na medida de sua entrega a Deus.”

Entregar-se a Deus não é um tolo impulso emocional, mas um ato inteligente e racional; é uma atitude natural, em resposta ao maravilhoso amor e misericórdia de Deus. Nós nos entregamos a Deus não por medo ou obrigação, mas por amor, porque Ele nos amou primeiro. A maior expressão desse amor é a morte de Seu Filho por nós. Quando nos damos conta do que Jesus fez por nós na cruz, não existe outra coisa a fazer, a não ser nos entregarmos totalmente a Ele – vivermos para Ele. A entrega se manifesta mais claramente na obediência e na confiança.


IMPORTANTE: Todo mundo, com o tempo, se entrega a algo ou a alguém. Se não for a Deus, nós nos entregaremos às opiniões ou expectativas de outros, ao dinheiro, ao rancor, ao medo ou ao orgulho próprio, luxúria ou ego. Nós fomos feitos para adorar a Deus e, se fracassarmos em adorá-lo, criaremos outras coisas (ídolos) para os quais entregaremos a nossa vida. Entregar-se a Deus não é a melhor forma de viver, é a única maneira de viver. Todas as outras vias levam à frustração, decepção e autodestruição. Nós somos livres para escolhermos a quem nos entregaremos, mas não somos livres das conseqüências dessa escolha.


...Confiamos nEle completamente. Confiar em Deus é um ato de adoração. Assim como os pais se agradam dos filhos que confiam em seu amor e sabedoria, a nossa fé deixa Deus feliz. A Bíblia diz: “Sem fé é impossível agradar a Deus. ” Fé não é a presunção de que Deus fará o que desejamos. É a certeza de que Deus fará o que é melhor para nós. Confiar completamente em Deus é exatamente isso: crer que Ele fará o que é melhor para nós – mesmo que muitas vezes, essa confiança, não faça sentido para nós. Quando confiamos em Deus completamente fazemos Deus sorrir. A Bíblia diz: “O Senhor se agrada daqueles que o adoram e confiam no seu amor. ” Confiar em Deus está intimamente ligado ao conhecimento que temos dEle. Nós não iremos confiar completamente em Deus até que O conheçamos
melhor.

...Obedecemos a Ele Incondicionalmente. Qualquer ato de obediência a Deus é um ato de adoração.

Obedecer a Deus é fazermos tudo o que Ele manda sem duvidarmos nem hesitarmos, e até mesmo, muitas vezes, sem compreendermos. Todo pai sabe que obediência atrasada é na verdade desobediência. Deus não nos deve explicação ou motivo para tudo que nos manda fazer. A compreensão pode esperar, mas a obediência não. A obediência imediata nos ensinará mais sobre Deus do que uma vida inteira de discussões bíblicas. Na verdade, nós jamais compreenderemos algumas ordens sem que as tenhamos obedecido primeiro. Nós também, freqüentemente, tentamos oferecer a Deus uma obediência parcial. Queremos escolher as ordens a que obedecemos. Por exemplo: “Vou à igreja, mas não vou dar o dízimo. Vou ler a Bíblia, mas não perdoarei à pessoa que me magoou”, e assim por diante. Todavia, obedecer parcialmente é também desobedecer. Por outro lado, quando obedecemos a Deus nós O agradamos. A Bíblia diz: “O que agrada mais ao Senhor: holocausto e sacrifícios ou obediência à sua palavra? É melhor obedecer do que sacrificar. ” A obediência agrada a Deus porque ela prova que realmente O amamos. Jesus disse: “Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos. ” Jesus também deixou bem claro que a obediência é também uma condição para obter intimidade com Deus. Ele disse: "Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno."

Nenhum comentário:

Postar um comentário